Chá de Hibisco: Uma bebida poderosa


Há centenas de estudos sobre o chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) atestando suas propriedades benéficas ao organismo: redução da pressão arterial, do ácido úrico e do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, aumento da imunidade. Esse poderoso chá ainda ameniza a tosse, a dor de garganta, as aftas, a enxaqueca, tem ação detox, acelera o metabolismo, contribui para reduzir o peso corporal, melhora a qualidade da pele, previne a inflamação do trato urinário e a formação de cálculos renais, reduz sintomas da menopausa, melhora o sistema digestivo, protege contra diabetes e câncer. A flor vermelha é fonte de vitaminas (C, A, D, B1, B2) e minerais (cálcio, potássio, manganês e ferro). A quantidade de vitamina C no hibisco é 20 vezes maior do que na laranja, no tomate ou no pimentão: cada 100 gramas da flor contém 250 miligramas de ácido ascórbico. O hibisco é uma excelente fonte de ácidos orgânicos (cítrico, málico, tartárico) que, junto com a vitamina C, conferem aquele sabor azedinho tão característico.

O chá de hibisco é notável por ser a mais rica fonte de antioxidantes em bebidas. A pesquisa comprova que ele ultrapassa, em muito, o suco de uva, o chá verde e o matchá neste quesito. Sua cor vermelha intensa denota a presença de um mix especial de polifenois, principalmente antocianinas, que oferecem muitas ações positivas na saúde humana.

Qual a maneira certa de consumir?

É fundamental seguir algumas instruções antes do consumo. Em primeiro lugar, é preciso aquecê-la, mas cuidado! O aquecimento tem que ser pouco para a planta não perder seus nutrientes. A seguir, coloque 200 ml de água para ferver e uma colher de chá da planta. Por fim, deixe a bebida por três minutos no fogo e depois ela já pode ser apreciada.

Em relação a quantidade, é preciso consumir apenas um copo de 200 ml de chá de hibisco por dia, ou algumas vezes na semana. Lembrando que para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca (uma colher de chá).

Cuidados e contraindicações do Chá de Hibisco

Como dito acima, este chá possui ação diurética e por isso é preciso ser cauteloso na hora de tomá-lo. Já que, se ingerido em excesso, ele pode fazer com que a pessoa perca nutrientes importantes para o organismo. Vale ressaltar que a perda dessas substâncias pode causar desidratação. Portanto, beba e aprecie com moderação!

O chá de hibisco não é recomendado para gestantes e mulheres que ainda estão amamentando. Justamente porque esta bebida tem ação mutagênica que pode causar problemas e complicações para o bebê.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Menu

Institucional

Loja Física

Contato

Endereço: 

Rua Gabriel Machado 177

Centro - Guarulhos

Horário de Atendimento: 

Segunda a Sexta: 08:00 as 19:00

Sábados: 09:00 as 13:00

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google+ - White Circle

Razão Social: Hardt & Bueno Farmácia de Manipulação LTDA 
CNPJ: 68.966.258/0001-80

Responsável Técnico: Débora Regina Lopes - CFR: SP 42804

© 2014 - Todos os direitos reservados