Dieta centogênica


Se você gostaria de emagrecer e não sabe por onde começar, nós iremos te ajudar.

Você já ouviu falar da dieta cetogênica?

Trata-se de uma dieta rica em ingestão de gorduras, moderada em proteínas e baixíssimo consumo de carboidratos.

Neste post, explicaremos tudo sobre essa dieta: o que é, como funciona, quais alimentos são utilizados e quais devem ser evitados.

O que é a dieta cetogênica?

Como já mencionamos, é uma dieta baseada na ingestão mínima de carboidratos, priorizando o consumo de gorduras e moderando no de proteínas. Assim, cerca de 80% da energia que o organismo utiliza provém dos lipídios.

Porém, é importante ressaltar que, por se tratar de uma dieta bastante restritiva, é fundamental o acompanhamento de um profissional da área de saúde.

A dieta cetogênica é composta de:

menos de 20% de carboidratos (ou seja, 100 g diários);

25% a 35% de proteínas;

55% a 65% de gorduras.

De que forma a dieta cetogênica faz emagrecer?

A privação de carboidratos — que é o foco da dieta cetogênica — reduz os estoques de glicogênio no corpo. Por sua vez, o glicogênio é a forma pela qual a glicose se armazena no organismo. Ao ocorrer a diminuição drástica desses dois nutrientes, o corpo passa a usar os depósitos de gordura como fonte de energia.

Quando isso ocorre, o corpo se torna extremamente eficiente na queima de gorduras. Ou seja, quando o corpo passa a consumir e quebrar a gordura para ter energia para manter suas funções, o indivíduo emagrece. A esse estado metabólico de ausência de glicogênio e queima de gordura dá-se o nome de cetose — daí provém o nome da dieta.

Quais os benefícios da dieta cetogênica?

Além do emagrecimento rápido, a dieta apresenta outros benefícios, tais como:

  • poupa a massa muscular;

  • controla o apetite;

  • trata e previne doenças como epilepsia e diabetes;

  • ajuda a não reter líquido no organismo;

  • diminui os níveis de triglicerídeos;

  • aumenta os níveis de HDL;

  • controla o açúcar no sangue;

  • diminui sintomas da síndrome metabólica.

O que pode e o que não pode comer na dieta cetogênica?

Já citamos a composição da dieta. Portanto, a seguir listaremos os principais alimentos permitidos e os proibidos.

Alimentos permitidos

  • embutidos (presunto, linguiça, bacon);

  • óleos saudáveis;

  • creme de leite;

  • iogurte sem açúcar;

  • café e chá com adoçante;

  • carnes, peixes e aves;

  • amendoim, castanhas, nozes;

  • vegetais com pouco carboidrato.

Alimentos proibidos

  • tubérculos ricos em carboidratos (mandioca, batata);

  • alimentos industrializados;

  • massas e pães;

  • doces em geral;

  • arroz, feijão, soja, milho;

  • frutas com alto teor de açúcar.

Enfim, a dieta cetogênica é realmente eficaz na perda rápido de peso. Isso se deve ao fato de que, não havendo glicogênio, o corpo passa a queimar os depósitos de gordura para manter suas funções. Além disso, ainda apresenta diversas outras vantagens. No entanto, é sempre recomendado procurar um profissional de nutrição para acompanhamento.

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